top of page

Mara Campos

Brasil / SP

Em sua formação, recebeu a orientação das educadoras Adriana Ribeiro e Maria Luiza Carvalho, dos maestros Benito Juarez, Hugh Ross, Henrique Gregori e J. E. Gardiner, dos professores Beth Pinheiro, Osvaldo Lacerda e Damiano Cozzella e dos cantores professores Fernando Carvalhaes e Lúcia Passos.


Bacharel em Regência e pós-graduada pela Faculdade de Música Cantareira, desde 1978 atua como regente coral, formando e dirigindo inúmeros conjuntos como o CORALUSP, o Coral da Aliança Francesa de São Paulo, o Coral da Escola de Belas Artes do Paraná - EMBAP, o Coral do Portal, o Grupo Som-A-Pino, o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, os Corais Infantil e Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, a Oficina de Canto Coral do Centro Cultural São Paulo e os Coros Infantis do Projeto Coro Cênico desenvolvido pelo Grupo “Canto em Movimento” junto ao SESI/SP, entre outros.


De 1982 a 1989 integrou o Projeto Villa-Lobos de Canto Coral - INM/FUNARTE e entre 1983 e 2021 foi professora de regência e canto coral em 29 edições da Oficina de Música de Curitiba/PR.


Entre 1987 e 2003 atuou como regente convidada dos coros ingleses BBC Singers, New College e The Sixteen, do grupo Vox Brasiliensis, da instalação coral Concerto Concreto em temporada na Bienal/SP “A Trama do Gosto” e da gravação do CD "Villa-Lobos em Paris".


Fez a criação e direção musical dos espetáculos ZAP - O Resumo da Ópera (1999 e 2002), Coro dos Contrários - 22 em 2002 (2002 e 2006) e Ragnarock (2010) junto à Cia Ópera do Mendigo.


Entre 1987 e 1989 criou e coordenou os Festivais de Coros da Aliança Francesa de São Paulo, do Grupo Pão de Açúcar, do Theatro Municipal de São Paulo - Encontro de Coros Camargo Guarnieri nas edições de 2007 e 2008 e das Semanas de Canto Coral Henrique de Curitiba, estas realizadas pela Fundação Cultural de Curitiba desde 2016. Como regente convidada da Oficina de Cordas de Campinas/SP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra À Base de Sopro/PR, à frente do Coral Paulistano e do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, dirigiu vasto repertório, como: as óperas Orfeo de C. Monteverdi e Os Peregrinos de Meca de C. W. Gluck, a Cantata Academica e Welcome Ode de B. Britten, Retratos de Radamés Gnattali, Postais Paulistanos de E. Villani-Côrtes, Provérbios de O. Lacerda, Missa Diligite de M. Camargo Guarnieri, Missa de Alcaçuz de Danilo Guanais, Angels e The Human Being de Jens Winther, Le Roi David de A. Honegger, LabORATÓRIO de Flô Menezes, A Lenda de Uakti e Cumprimento das Juras de Davi Sartori, além da direção musical e regência da série “Alimentando com Música” desde 2016 - espetáculo artístico-pedagógico destinado ao público infantil, inserido nas ações culturais promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e realizadas pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura - ICAC.


Mara Campos foi professora dos cursos de Licenciatura em Música e Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade de Música Cantareira/SP de 2010 até 2021. Desde 2015 é regente titular e diretora artística do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Coordena as atividades musicais e pedagógicas de dez grupos corais do Programa Nosso Canto em Curitiba/PR.


Mara Campos
bottom of page