Marcelo Carvalho
Brasil / SP
Iniciou os seus estudos tocando corneta na Fanfarra de sua escola em Itajobi-SP (1999). Os estudos ao trompete começaram com seu pai Enéas Rodrigues de Souza (2000), e em seguida dentro da Congregação Cristã no Brasil (2001). Estudou no conservatório “O Pequeno Concertista” em Catanduva-SP (2007). Em 2013, concluiu o seu Bacharelado em música na Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), e, em 2014, se formou no curso de trompete erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), ambos sob a orientação do Professor Edimilson Gomes. Atualmente cursa mestrado em musicologia pela USP.
Posteriormente frequentou masterclasses, simpósios e festivais de música antiga (no Brasil, Alemanha, Holanda, República Checa e Suíça) especializadas em instrumentos de época: cornetto e trompete barroco. Nestes cursos teve oportunidade de trabalhar com os maiores especialistas mundiais da área, tais como Robert Farley, Gustavo Gargiulo, Friedemann Immer, Rodrigo Calveyra, Susan Williams, Igino Conforzi, Jean-François Madeuf e Edward Tarr.
Marcelo foi primeiro trompete da Orquestra Sinfônica de Catanduva (OSCA), primeiro trompete e chefe de naipe dos metais na (OFISA) Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, integrou também como primeiro trompete a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo. Tocando trompete barroco, estreou peças e sinfonias na américa latina, colabora com a orquestra Ars Nova, Conjunto de Música Antiga da Universidade de São Paulo, Orquestra Barroca da Escola de Música do Estado de São Paulo, Músicos de Capella, Orquestra Sinfônica de Piracicaba.