top of page

Diego Silveira

Brasil / RS

Diego Silveira começou a estudar bateria em 1987. Estudou na graduação e mestrado em composição na UFRGS com Antônio Carlos Borges Cunha e no doutorado com Celso Loureiro Chaves. Participou de 1997 a 2006 dos grupos Relógios de Frederico e Faskner (com quem gravou quatro discos) e de 2006 a 2011 do grupo Sinuca de Bico (com que gravou um disco). Diego participou do projeto Itaú Rumos Culturais 2004/2005 e da XV Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro em 2005. Sua peça Fragmomentum ganhou menção honrosa em concurso realizado pelo Niew Ensemble de Amsterdã em 2010. De 2001 a 2006 Diego foi professor de bateria, teoria musical e história da música na escola Estação Musical e desde 2006 é percussionista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde 2017 é professor de percussão da escola da OSPA e em 2022 foi professor de percussão em uma residência no Recanto Maestro (RS) promovida pelo projeto Sinos, da Funarte.Diego Amaro Botelho da Silveira (Porto Alegre, 3 de janeiro de 1975) é um compositor, professor, arranjador, baterista e percussionista brasileiro. Foi membro de várias bandas de rock e free jazz destacadas na cena do Rio Grande do Sul, participou de festivais de música erudita e popular, integra conjuntos de câmara e é membro titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).


Diego Silveira vem de uma família ligada à música. Seu pai era violonista amador e sua mãe tocava acordeão e cantava em um coral. Seu irmão, Vinícius Silveira, também é músico. Iniciou seus estudos de bateria com 12 anos, sendo aluno de César Audi, com quem aprendeu leitura e teoria. Quatro anos depois anos seu irmão passou a lhe dar aulas de violão e teoria. Aos 24 anos ingressou na Escola de Música da OSPA, estudando teoria e percussão sinfônica com Samir Hatem. Logo em seguida iniciou-se no piano com Elisa Cunha e composição com Antonio Carlos Borges-Cunha.


Tendo forte interesse pela literatura, graduou-se primeiramente em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996, mas já estava profundamente engajado com a música e decidiu direcionar sua carreira para este campo. Graduou-se em Música e Composição em 2006, também na UFRGS, e na mesma universidade obteve seu Mestrado em Música em 2011. Desde cedo assimilou uma ampla variedade de referenciais da música popular e erudita.

Diego Silveira
bottom of page