top of page

Eduardo Knob

Brasil / RS

Natural de Porto Alegre, Eduardo Knob trabalha desde 2017 como pianista do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Bacharel em Música em 2009 pela UFRGS, na classe de piano da Prof.ª Dra. Cristina Capparelli Gerling. Para o mestrado, foi convidado pela pianista Tali Morgulis a juntar-se ao seu studio, de 2011 a 2013, na Moores School of Music, vinculada à University of Houston, no Texas. Lá, ministrou aulas de piano para alunos de graduação e obteve o título de Master of Music, com honras, na área de performance pianística. Durante o período em que realizou seu mestrado nos Estados Unidos, foi convidado com frequência a se apresentar em salas de concerto dentro do estado do Texas. Dentre esses compromissos, destaca-se o recital solo para a Houston Symphony League e a abertura do Festival Internacional de Música da Fundação Fullbright, em 2012. 

Desde que retornou ao Brasil, dedica-se a um volumoso trabalho como camerista e pianista colaborativo ao lado de músicos de destaque nacional e internacional, tendo inclusive sido finalista do Prêmio Açorianos de Música 2021, maior prêmio cultural do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, participa ativamente em atividades artísticas e festivais pelo Brasil, tais como as edições de 2015 e 2016 do Festival Internacional SESC de Música, as edições de 2022 e 2023 do Festival Internacional de Música Gramado in Concert, também se destacando como pianista nos projetos EcoÓpera e Vientos del Sur (finalista do Prêmio Açorianos de Música de 2021), além de colaborar ativamente na Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, fundada em 2022.  Sua sensibilidade e intensidade ao tocar faz com que frequentemente seja requisitado para tocar juntamente com as principais orquestras gaúchas, como a OSPA, UCS Orquestra, Camerata Ontoarte e a Orquestra de Câmara da ULBRA.

Destacou-se muito cedo também como solista, sendo regido por maestros como Lutero Rodrigues, Antônio Carlos Borges Cunha, Norberto García e Isaac Karabtchevsky, com quem foi solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em 2005. Acumulando primeiros lugares em pelo menos 10 concursos nacionais e internacionais de piano ao longo de sua carreira, destaca-se em o Prêmio de Melhor Intérprete de Música de Compositor Latinoamericano no Concurso Internacional Claudio Arrau no Chile em 2006 e, em 2008, o 1º Lugar no disputado Bauru-Atlanta Piano Competition, e, em março de 2009, fez seu debut internacional em um recital solo na Georgia State University.

Eduardo Knob
bottom of page