top of page

Fernando Cordella

Brasil / SP

Fernando Turconi Cordella é um dos mais empolgantes e versáteis intérpretes de performance histórica do Brasil, tanto como regente quanto como cravista. É diretor artístico da Bach Society Brasil, Musica Antiqua Clio e Carazinho Chamber Orchestra. Atualmente é professor de cravo e coordenador do Conjunto de Música Barroca da Escola de Música de São Paulo (EMMSP). É também membro fundador e diretor dos conjuntos de música antiga Capela Strumentale e Concerto Barroco. Como intérprete, ganhou o “Prêmio Açorianos” (Porto Alegre, Brasil) pelo CD “Cravos - de Frescobaldi a Mozart”. Recentemente, também foi agraciado com o Prêmio TOYP JCI Brasil 2015, em São Paulo, como a figura mais expressiva do ano na categoria "realização cultural".


Cordella tem se apresentado como solista e como cravista contínua em diversas orquestras brasileiras sob a regência de Peter van Heyghen, Nathalie Stutzmann, Rodolfo Richter, Luis Otávio Santos, Olivia Centurioni, Emmanuele Baldini, Roman Garrioud, Michaela Comberti, entre outros . Lecionou cravo e contínuo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi membro regular do Festival Internacional de Música Antiga em Juiz de Fora (Brasil) como principal cravista de 2006 a 2014. Participou como principal professora de cravo do curso de música antiga do festival internacional de música FEMUSC (Jaraguá do Sul, Brasil) em 2022 e 2023.

Dentre suas gravações destacam-se o Requiem de Mozart, gravado com a 24ª Orquestra Barroca de Música Antiga do Festival de Juiz de Fora, regida por Luis Otávio Santos; Vivaldi 'Concerti Per Archi', com a Orquestra de Ouro Preto, sob regência de Rodrigo Toffolo, 'Serenata', com a soprano Cintia de Los Santos, e seu CD solo “Cravos - de Frescobaldi a Mozart para Studio Clio.


Fernando Cordella
bottom of page