Michele Favaro
Italia
Michele Favaro, flautista e oboísta, estudou no Conservatório “Benedetto Marcello” de Veneza onde se diplomou brilhantemente em 1990. Desde os primeiros anos de atividade dedicou-se à música de câmara, mas teve também colaborações importantes com orquestras como a do “Teatro la Fenice” . A ampla experiência no âmbito da música veneziana o levou a aproximar-se da flauta transversa barroca e das práticas executivas da música antiga. Desde 2000 iniciou também o estudo do oboé na classe do M° Paolo Grazzi no Conservatório “E. F. Dall’Abaco” de Verona. Participou de masterclasses com instrumentistas italianos e estrangeiros: M. Larrieu, R. Greiss, M. Mercelli, A. Bernardini entre outros.
Em 1996 foi entre os fundadores da “Accademia di San Rocco”, grupo histórico na execução de música antiga em Veneza, prestigioso projeto com sede institucional na “Scuola Grande di San Rocco”, e que pelo interesse suscitado, mereceu o patrocínio da Unesco. Com o grupo “Accademia di San Rocco” fez turnês na Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Croácia e Estados Unidos.
Em 1999 participou da criação da “Venice Baroque Orchestra”, a primeira grande orquestra de música antiga de Veneza, como oboísta e flautista estável. Com esta formação apresentou-se na Itália e nas salas mais importantes da Europa, América e Ásia como Concertgebow (Amsterdam), Carnegie Hall (Nova Yorque), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles), frequentemente no papel de solista, com concertos de Antonio Vivaldi e de outros autores venezianos. Colabora com várias orquestras italianas e estrangeiras.
Participações e concertos foram transmitidos pela “Rai radio Televisione italiana” , TV Koper, Rai Sat, e várias outras emissoras europeias. Gravou para Arts, Sony Classical, Deutsche Grammophon e outras importantes casas discográficas.
